Superintendente Regional do Trabalho em MS, recebeu representante da CUT-MS
Dilma Gomes, Secretária Geral da CUT-MS, se reuniu com o Superintendente Regional do Trabalho em MS, Alexandre Canteiro, para dialogar sobre a atuação da SRT/MS e a necessidade de reconstrução da pasta
Publicado: 20 Abril, 2023 - 16h58
Escrito por: Sérgio Souza Júnior
Na manhã da última quarta-feira (19), Alexandre Canteiro, Superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul recebeu Dilma Gomes, Secretária Geral da CUT-MS, na sede do órgão em Campo Grande, na oportunidade, a dirigente sindical saudou a indicação do novo Superintendente da pasta e dialogaram sobre temas de interesse comum das instituições.
Conforme Canteiro, “a nossa proposta é de fazer um trabalho ouvindo os anseios da classe trabalhadora e ao mesmo tempo, passar ao movimento sindical a necessidade de reconstrução do órgão que represento, essa realidade foi repassada para a Dilma e ressaltamos que o Vilson [Presidente da CUT-MS] foi contatado para a agenda, mas estava em evento em Brasília, e nos indicou a Dilma para esta reunião” disse.
A Secretária Geral da CUT-MS avaliou como positiva a agenda e reforçou que “a CUT-MS foi a primeira organização sindical a se reunir com o Superintendente do Trabalho e nesta reunião deixamos a central à disposição para o fortalecimento da pasta, pois o avanço destas políticas públicas, contribuem para o fortalecimento do trabalho decente da classe trabalhadora, tema abandonado pelo último governo federal” disse Dilma.
Durante a reunião, Canteiro afirmou a importância de ouvir os anseios dos trabalhadores, destacando que a CUT-MS foi a primeira organização sindical a se reunir com a superintendência.
O órgão foi extinto durante o governo Bolsonaro, o que impactou na política pública do trabalho e evoluiu em perdas administrativas e na aposentadoria precoce de funcionários.
A SRT/MS “necessita de investimento e contratações, mas também da recuperação da carreira e a promoção de novos concursos” reforçou Canteiro.
O superintendente também comentou sobre os objetivos do trabalho do órgão, afirmando que o MTE vai participar ativamente do compartilhamento de informações de interesse das centrais sindicais e dos sindicatos patronais, como o sistema mediador CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais). Canteiro destacou ainda a importância de democratizar as informações sobre a legislação para os sindicatos e citou a possibilidade de realizar seminários sobre o tema.
Conforme Canteiro “no dia a dia há um desconhecimento da legislação por parte de alguns sindicatos, como os procedimentos administrativos” comentou.
O Superintendente destacou a importância de buscar um ponto de equilíbrio entre os atores sociais das relações de emprego, os sindicatos e centrais que representam a classe trabalhadora e os sindicatos que representam as categorias econômicas.
“A gente recebeu com muita alegria nesta data (19) a maior central do país e do estado, representada na pessoa da Dilma, o Ministério do Trabalho e Emprego está de portas abertas para o movimento sindical e para a sociedade” reforçou Alexandre Canteiro.
Dilma Gomes agradeceu pela oportunidade e garantiu que uma próxima reunião com o presidente da CUT-MS, Vilson Gregório, e a Superintendência Regional do Trabalho também será agendada para o desenvolvimento de ações conjuntas. Na pauta, Dilma também dialogou com servidores da instituição e ouviu suas reivindicações.