Lideranças sindicais de MS reforçam compromisso com trabalho digno em frigoríficos
FTIA-MS e sindicatos filiados, reforçam lutas da categoria em evento nacional sobre a NR36. Sindicalistas de oito cidades do MS estiveram em Brasília defendendo a redução da jornada de trabalho em frigoríficos
Publicado: 20 Abril, 2023 - 17h30 | Última modificação: 20 Abril, 2023 - 18h42
Escrito por: Sérgio Souza Júnior
Lideranças sindicais, da categoria dos trabalhadores da alimentação de Mato Grosso do Sul estiveram na capital do Brasil para participar de um evento que comemorou os 10 anos da Norma Regulamentadora 36 (NR 36), uma importante NR que não foi destruída pelo governo Bolsonaro. O evento foi muito importante sobre trabalho digno em frigoríficos, aconteceu nos dias 19 e 20 de abril, na cidade de Brasília.
Essa norma é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores em frigoríficos, e por isso é tão importante que nossas lideranças estejam presentes nesse evento.
Conforme Vilson Gregório, Presidente da CUT-MS e da FTIA-MS, que discursou na atividade, “este evento foi de suma importância, é muito gratificante que os sindicatos da alimentação abraçaram essa mobilização, juntos continuaremos lutando por um trabalho digno e seguro para todos os trabalhadores da alimentação em Mato Grosso do Sul” disse Vilson.
Com essa viagem, a FTIA-MS (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do MS) e os seus sindicatos filiados, estão reforçando seu compromisso com a luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras de sua categoria.
Os sindicalistas reforçam que este governo federal é um governo dos trabalhadores, porém as lideranças sindicais tem plena consciência de que a luta por direitos continua, neste sentido a FTIA-MS e seus sindicatos filiados também estão pautando a redução da jornada de trabalho, item considerado fundamental para esta categoria que sofre com graves lesões e alta rotatividade do trabalho, devido ao serviço exaustivo.
“Nossos sindicatos se mobilizaram para acompanhar de perto as discussões e as novidades do evento, além de pautar a redução da jornada de trabalho, fortalecendo a luta pela defesa dos nossos direitos” reforçou Vilson.
O evento foi organizado por: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), Escola Superior do Ministério Público da União e Ministério Público do Trabalho (MPT), CONTAC/CUT, UITA, CNTA, SIGEVIS, UFSC, FIOCRUZ, CGSAT, SUS, MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Abaixo segue a lista das cidades com representantes sindicais nessa agenda: Bataguassu, Dourados, Naviraí, Terenos, Campo Grande, Nova Andradina, Três Lagoas, Paranaiba Sidrolândia
Programação do evento.