CUT-MS participa de plenária que discute o Plano Clima Participativo
Encontro contou a presença dos ministros Marina Silva e Márcio Macêdo
Publicado: 21 Agosto, 2024 - 20h37 | Última modificação: 07 Outubro, 2024 - 17h27
Escrito por: Renata Santos Portela
A Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Mato Grosso do Sul participou de uma discussão muito importante para tratar os rumos e contribuições que a população pode dar ao meio ambiente. Trata-se da elaboração do Plano Clima, conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima.
As reuniões têm o objetivo de engajar a sociedade civil no envio de propostas , tirar dúvidas sobre o processo e informar sobre as etapas da elaboração da estratégia que vai guiar a política climática do país até 2035. Em Mato Grosso do Sul, a discussão foi sobre o bioma Pantanal, a maior planície de inundação contínua do planeta.
A Secretária do Meio Ambiente da CUT-MS Elaine Oliveira afirmou que na construção do Plano Clima Participativo, que objetiva guiar a ação do poder público e da sociedade civil no enfrentamento às mudanças climáticas, é necessário que haja uma transição justa que inclua os direitos trabalhistas. “Que todos os empregos criados do contexto da transição respeitem os direitos trabalhistas”, reiterou.
O encontro foi no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS) e foi o quarto de oito encontros presenciais realizados pelo CIM e demais órgãos previstos em demais estados do Brasil.
O lançamento do ciclo de plenárias foi em Brasília, no dia 30 de julho. Em 1° de agosto, o tema foi o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife e, no dia 2, a plenária abordou a Caatinga, em Teresina (PI). Depois do Pantanal, em Campo Grande, os próximos serão: Mata Atlântica, em São Paulo (SP); Pampa, em Porto Alegre (RS); Amazônia, em local a definir; e Cerrado, em Imperatriz (MA).
Das plenárias sairão propostas que poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29, no Azerbaijão, em novembro. O encontro realizado no dia 14 de agosto foi liderado pelos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República).
Pantanal:
O Pantanal ocupa 150.988 quilômetros quadrados, o equivalente a 1,8% do território nacional, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 19,3% da vegetação nativa do bioma já foram desmatados.