Comitê Sindical da Rota Bioceânica avança em parcerias estratégicas com autoridades
Parcerias judiciais fortalecem Comitê Sindical e Popular da Rota Bioceânica, enquanto planejamento estratégico prevê eventos em 2024 para discutir direitos e meio ambiente na região impactada pelo projeto.
Publicado: 20 Dezembro, 2023 - 17h46 | Última modificação: 20 Dezembro, 2023 - 18h08
Escrito por: Sérgio Souza Júnior
No dia 18 de dezembro, foi realizada uma reunião muito importante com o Juiz Federal Dr. Ney Gustavo Paes de Andrade, na sede da 2ª Vara do Juizado Especial Federal em Campo Grande, para apresentar o Comitê Sindical e Popular da Rota Bioceânica de Mato Grosso do Sul.
"O Juiz Ney demonstrou grande interesse e se prontificou a contribuir com o Comitê, visando integrar um dos grupos de trabalho, conforme seus conhecimentos", afirmou Walter Vieira, Presidente do SINTICOP/MS e Coordenador do Comitê.
Walter esteve acompanhado de Lairson Palermo, Advogado e membro da Coordenação do Comitê Sindical da Rota Bioceânica, Webergton Sudário, Presidente do PT de Corumbá, Felipe Augusto Borges, Fiscal de Obras do SINTICOP/MS.
Em 13 de dezembro, o Comitê foi apresentado por Walter Vieira e Lairson Palermo à Juíza do Trabalho da 24ª Região, Hella Maeda, em reunião na sede do SINTICOP/MS em Campo Grande. Após a apresentação do planejamento, Walter destacou: "A juíza Hella demonstrou grande interesse nos projetos do Comitê, comprometendo-se a convidar membros de outras entidades para compor grupos de trabalho sobre temas relevantes, como direitos trabalhistas, segurança e saúde dos trabalhadores."
"Realizamos uma bela reunião na sede do SINTICOP/MS e acordamos alguns encaminhamentos, incluindo a realização de um Seminário em fevereiro de 2024, envolvendo todos os grupos de trabalho, abordando cultura, saúde, direitos trabalhistas, trabalho estrangeiro e meio ambiente. O seminário ocorrerá em Campo Grande, possivelmente no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região", acrescentou Walter.
Para março de 2024, está planejada uma grande Audiência Pública em Porto Murtinho, aberta ao público, visando envolver a sociedade, o legislativo, o executivo, organizações sociais e representantes de diversos países impactados direta e indiretamente pelo projeto da Rota Bioceânica.
Segundo Walter, o objetivo é "buscar a criação de um acordo internacional abrangendo todos os direitos dos trabalhadores, com ampla participação para promover uma discussão que tende a evoluir muito no próximo período".
A iniciativa da criação do Comitê Popular e Sindical da Rota Bioceânica de Mato Grosso do Sul, tem o apoio da CUT-MS.