Sindicalistas de MS participam de evento focado na atualização do Registro Sindical
Iniciativa contou com a presença do presidente da CUT-MS e do Superintendente Regional do Trabalho Alexandre Cantero
Publicado: 13 Novembro, 2024 - 16h09 | Última modificação: 13 Novembro, 2024 - 16h27
Escrito por: Renata Santos Portela
Nesta quarta-feira (13) Sindicalistas, representantes de federações e confederações de Mato Grosso do Sul participaram de um evento importante voltado aos representantes que lutam pela classe trabalhadora. Trata-se da Semana Nacional de Promoção e Negociação Coletiva, uma iniciativa que tem, entre os objetivos, fomentar a cultura da negociação coletiva no Brasil e fortalecer as entidades sindicais.
Entre os temas discutidos no evento, a Portaria MTE N° 3472 de 04 de outubro de 2023, orientações gerais sobre Registro Sindical, Alteração Estatutária que foram apresentados pela Coordenadora-Geral de Registro Sindical Elzilene Mendes Bastos Roriz Nascimento. A Coordenadora fez questão de frisar a importância do registro sindical, explicou que em Mato Grosso do Sul, existem 495 entidades entidades sindicais, dessas 197 estão com a diretoria desatualizada e 52 com a diretoria nesta situação a mais de 8 anos, isso pode implicar no cancelamento da entidade.
O evento foi realizado no Auditório do Ministério do Trabalho, no centro da cidade e contou com a presença de quase 100 dirigentes. O Superintendente Regional do Trabalho Alexandre Cantero e o presidente da CUT-MS Vilson Gimenes Gregório marcaram presença e compuseram a mesa. Cantero ressaltou que não há como avançar no diálogo social sem que haja sindicatos fortes. “A missão da Superintendência Regional do Trabalho é: fortalecer os Sindicatos e promover a negociação coletiva”, ressaltou.
O presidente da CUT-MS acrescentou que o movimento Sindical acertou ao indicar Cantero a Superintendência e enfatizou que há tempos ele não via um evento com tantos representantes dos trabalhadores. “Nós fazemos a luta, mas quando chega na parte informação, documentação temos a dificuldade. Um evento como esse é fundamental, porque nos ajuda a esclarecer pontos importantes”, frisou.