Presidente Nacional do INCRA vem a CG discutir reforma agrária
Presidente da CUT-MS elogia iniciativa, mas cobra agilidade do Governo Federal
Publicado: 12 Dezembro, 2024 - 15h34 | Última modificação: 12 Dezembro, 2024 - 15h45
Escrito por: Renata Santos Portela
![notice](/images/cache/systemuploadsnewsd20c3ed4bf32eb5b120-320x210xfit-6f714.jpeg)
O presidente da CUT-MS Vilson Gimenes Gregório e a Secretária-Geral e presidente da FETAM-MS Dilma Gomes participaram de uma reunião no INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O encontro foi na sede, em Campo Grande na terça-feira (10) e contou com a presença do presidente nacional da instituição César Aldrighi.
A audiência teve como principal objetivo, discutir a reforma agrária.Na ocasião, as demandas dos movimentos sociais foram ouvidas e esclarecidas pelo órgão que garantiu que haverá a reforma agrária. Também foi falado, que, boa parte da falta de agilidade no andamento dos processos é devido a gestão anterior (Governo Bolsonaro), que havia desestruturado a instituição que agora passa por reformulação.
Foi esclarecido também que já estão sendo trabalhadas políticas públicas que visam diminuir a burocracia relacionada a distribuição de terra. Essa iniciativa conta com o apoio de vários ministérios entre eles o Ministério da Fazenda de Fernando Haddad.
Na sua fala o presidente da CUT-MS elogiou a iniciativa do INCRA, mas cobrou agilidade do Governo Federal. Vilson, reiterou a importância do diálogo, mas frisou que é fundamental que o Governo valorize quem foi para as ruas fazer a campanha e pediu agilidade para que os acampamentos se tornem assentamentos.
Além do presidente nacional do INCRA, estiveram presentes seus assessores, Michela Calaça Coordenadora-Geral de Mapeamento do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrário (DEMCA/MD) Fabio Tomaz da Secretaria Geral da Presidência da República, Damaceno da Coordenação Nacional do MS, Paulo Roberto Superintendente do INCRA MS é Marina Nunes Superintendente Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar MDA MS.