O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã i realiza campanha HUMANITÁRIA de arrecadação de alimentos
A CUT-MS apoia esta iniciativa e conclama seus militantes a organizarem doações em Pról dos Povos Indígenas da região sul do Estado de Mato Grosso do Sul.
Publicado: 05 Novembro, 2013 - 12h30
Escrito por: CDDH Marçal de Souza Tupã i

Crise Humanitária
Vimos na imprensa no dia 31/10/2013, que indígenas da região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul estão comendo até cachorros para sobreviver, conforme relatado por um prefeito da região, na tribuna da Assembleia Legistaliva do estado.
Esta situação é reveladora do grau de degradação humana e social que estamos vivendo. Não temos outras palavras para descrever o que acontece (há muito tempo) nas comunidades indígenas de MS, senão a de uma crise humanitária. E isso exige uma resposta da sociedade civil organizada.
Marçal de Souza Tupã i
Campanha de Solidariedade Emergencial
É frente essa situação que os movimentos sociais progressistas reunidos apelam a todas as entidades e militantes dos direitos humanos para que desencadeemos uma forte campanha de apoio a essas comunidades, que precisam neste momento do básico do básico: comida para matar a fome.
A primeira fase da campanha, de uma semana (até o dia 9 de novembro) visa arrecadar alimentos de forma emergencial. Estamos trabalhando com a perspectiva de que nesta data parta uma caravana de solidariedade para levar essa ajuda material, e também política, às comunidades do sul do estado.
Dois pontos de coleta já estão acertados: a CPT (Comissão Pastoral da Terra) e MST (Movimento dos Sem Terra), sendo que outras entidades ficaram de confirmar. Qualquer ajuda será bem-vinda. Solicitamos também para que as entidades avaliem a possibilidade de estarem disponibilizando veículos para esta primeira caravana (do dia 9). A Copai (Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB-MS) já estava realizando uma campanha de solidariedade. Vamos agora dar continuidade a essa ação com mais intensidade.
A Central Única dos Trabalhadores do MS é parceira prioritária nessa campanha e orienta a todos os seus militantes e seus sindicatos filiados a contribuírem com a campanha emergencial de arrecadação de alimentos. Esta é uma ação da Secretaria de Políticas Sociais da CUT-MS.
Serviço
CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS segue até o dia: 08/11/2013 SEXTA FEIRA.
Locais para entrega das doações:
- Sede da CUT-MS
Travessa Coronel Edgarde Gomes, 49, São Tomé
Tel: 3325.9406
- Sede do MST / CDDH
Rua Juruena, 309 Bairro Taquarussu em nome do CDDH Marçal de Souza Tupã-i
Ou ainda, ligue neste número que teremos o imenso prazer de ir buscar sua doação.
(67) 92725273
Edivaldo Bispo Cardoso
Coordenador Geral CDDH
Secretário de Politicas Sociais - CUT/MS