Mulheres da CUT-MS realizam atos em defesa da vida e contra a violência

A ação aconteceu nos municípios de Campo Grande, Dourados, Caracol, Terenos e chamou a atenção para a necessidade do Fora Bolsonaro, da vacina já e do auxílio emergencial

Publicado: 08 Março, 2021 - 18h26 | Última modificação: 08 Março, 2021 - 19h12

Escrito por: Sérgio Souza Júnior

Sérgio Souza Júnior
Divulgação

Neste 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres, atos presenciais e virtuais foram convocados para celebrar o Dia Internacional das Mulheres com segurança, defender vidas e não deixar de dar o recado para a sociedade e para os governantes.

Estas ações buscam fortalecer a luta feminista e da mulher trabalhadora, em diversas cidades de todo o país acontecem manifestações em defesa da vida das mulheres em uma ação nacional que foi organizada pelas centrais sindicais e movimentos sociais.

Foram registradas quatro manifestações em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul, onde a CUT-MS esteve presente neste 8 de março, o dia internacional das mulheres.

Sérgio Souza JúniorSérgio Souza Júnior

Cleoni Bortolli Secretária da Mulher

Trabalhadora da CUT-MS

“Hoje realizamos nosso ato pela vida das mulheres aqui em Campo Grande, esticamos faixas, entregamos rosas para dizer que nós mulheres queremos flores em vida, entregamos um panfleto com índices sobre a violência praticada contra mulheres em Mato Grosso do Sul e um brinde em homenagem às mulheres. Nós estamos na luta pelo fim da violência, vacina já, auxílio emergencial e Fora Bolsonaro”, disse Cleoni Bortolli, Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-MS.

O panfleto entregue nesta mobilização reforçava a defesa de políticas públicas específicas para as mulheres “foi graças a luta das mulheres que conquistamos espaço e políticas públicas. Mulheres vamos lutar e fortalecer a Casa da Mulher Brasileira!” dizia texto do panfleto.

Conforme Dilma Gomes, Secretária Geral da CUT-MS, “foi um ato muito positivo no sentido de podermos dizer que chega de violência contra as mulheres e a entrega de flores é porque nós queremos flores em vida, nós queremos menos violência, menos patriarcado, nós queremos vida, queremos vacina para todos e todas desse genocida que está no poder, então Fora Bolsonaro, auxílio emergencial já, sem colocar o preço para ser pago aos servidores públicos” disse.

Sérgio Souza JúniorSérgio Souza Júnior

Panfleto trouxe dados sobre violência contra as mulheres e a importância

de políticas públicas em defesa das mulheres

Dourados

A Frente Feminista do Comitê de Defesa Popular de Dourados, com apoio da CUT-MS, chamou a atenção através de carros de som que circulavam na cidade com uma mensagem que pedia o Fora Bolsonaro e afirmava que a luta “é sobre direitos, sobre auxílio emergencial, por emprego, por justiça, paz e igualdade, por vacinas e contra a violência é pela vida das mulheres” dizia trecho do aúdio veiculado.

DivulgaçãoDivulgação
Ação 8M em Dourados

A Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT-MS, Gleice Jane Barbosa participou desta ação, ela informa que a iniciativa também contou com a implantação de um outdoor na cidade que trazia a mensagem “Mulheres na luta pela vida. Vivas, livres, vacinadas e iguais”, houve também uma manifestação curtíssima, organizada para a produção de um vídeo para redes sociais, um protesto realizado em um ponto turístico da cidade de Dourados.

Sindicatos e Federações CUTistas também definiram atividades que acontecem no 8 de março, a CUT-MS, através da secretaria da Mulher Trabalhadora definiu o mês de março, como período de ação das mulheres CUTistas, com ações nas redes sociais como vídeos, e-cards e participação em atos coletivos com sindicatos e movimentos sociais.

Abaixo, mais imagens de Campo Grande/MS

DivulgaçãoDivulgação