• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

FETEMS recebe participantes do Curso de Formação da CUT/MS

curso de ORSB (Organização e Representação Sindical de Base da CUT/MS) é desenvolvido pela ECO-CUT.

Publicado: 30 Outubro, 2013 - 16h02

Escrito por: Azael Júnior

notice

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul),recebe nesta quarta-feira(30), os participantes do curso de ORSB (Organização e Representação Sindical de Base da CUT/MS -Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul). 

A capacitação é uma continuidade ao processo de formação realizado pela Central Única dos Trabalhadores, nos últimos anos.

O objetivo é preparar os(as) dirigentes sindicais e militantes para atuar de forma organizada no local de trabalho, no sindicato da categoria e na CUT/MS, propiciando a ação organizada dos sindicatos e da CUT na sociedade. 

O curso é coordenado pela secretária dos especialistas e coordenadores pedagógicos da FETEMS e Coordenadora geral da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT, Apolônio de Carvalho (ECO/CUT), Sueli Veiga Melo.A ECO/CUT é uma das sete Escolas Sindicais da CUT e abrange a região Centro-Oeste. A Escola possui uma Coordenação com representação das cinco CUTs da região: DF, GO, MS, MT e TO (para a CUT, o Tocantins pertence à nossa região).

Na opinião de Sueli, a formação sindical é um espaço permanente de construção coletiva do conhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras.”Entendemos que a Formação Sindical e Política deve estar sempre presente em todos os momentos e atividades das entidades sindicais. O curso amplia os horizontes, conceitos, possibilita um intercâmbio de aprendizado e complementa o conhecimento que é utilizado cotidianamente nos sindicatos”, avalia Sueli.

Participam da atividade, 35 dirigentes e filiados de várias entidades sindicais, entre elas, sindicatos dos bancários, educação, psicologia,dos trabalhadores da construção civil, alimentação, servidores públicos, da saúde e previdência. 

Este módulo II, tem como tema: O novo sindicalismo e a fundação da CUT.