Diretor estadual da CUT-MS participa de audiência que debate fim da jornada 6x1
O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Campo Grande e contou com a presença de empregadores, trabalhadores, especialistas e sociedade em geral.
Publicado: 04 Dezembro, 2024 - 18h25 | Última modificação: 04 Dezembro, 2024 - 18h33
Escrito por: Renata Santos Portela | Editado por: Renata Santos Portela
O diretor estadual da CUT-MS e presidente do SINTEC-MS Wilton Lopes participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande para debater o fim da jornada de trabalho 6x1. O encontro foi nesta terça-feira (4) às 18 horas e contou com a presença de empregadores, trabalhadores e trabalhadoras, especialistas e sociedade em geral.
Atualmente, a Constituição estabelece que a jornada deva ser de até 8 horas diárias e até 44 horas semanais, o que viabiliza o trabalho por seis dias com um dia de descanso. No entanto, uma PEC (proposta de emenda à constituição) busca busca reduzir a jornada para 36 horas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, ou seja, passaria a valer a escala 4×3.
Para o diretor, as audiências públicas são de suma importância para ampliar o debate sobre questões importantes para a classe trabalhadora em especial esse tema que, se aprovado, trará melhor qualidade de vida aos trabalhadores, melhora da produtividade e todos terão vida além do trabalho.
O evento foi idealizado pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e de Direitos Humanos e conduzido pela vereadora Luiza Ribeiro. “A CUT MS parabeniza a vereadora Luiza Ribeiro pela propositura da audiência pública, e estaremos mobilizando todos os sindicatos, na luta pela aprovação da PEC”, frisou.
Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição, o texto tem um caminho longo no Congresso. Precisa passar pela análise de uma comissão especial na Câmara, pela Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, antes de seguir para o plenário.