• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT-MS firma parceria com o DIEESE para fortalecer as lutas sindicais

“Este é mais um instrumento que trazemos para nossos sindicatos filiados, um sindicato nosso, subsidiado com conhecimento, é um sindicato forte e combativo” Vilson Gregório, Presidente CUT-MS

Publicado: 27 Novembro, 2020 - 19h31 | Última modificação: 27 Novembro, 2020 - 19h54

Escrito por: Sérgio Souza Júnior

CUT-MS
notice
divulgação

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) é uma entidade reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento de pesquisas que fundamentam as reivindicações dos trabalhadores, que nesta ocasião, está juntando forças com a CUT-MS, para os próximos enfrentamentos sindicais.

Conforme o contrato elaborado pelas partes, o Dieese prestará serviços de “assessoria, estudos, análises diversas, além de participação em atividades da entidade” através do Escritório Regional do Dieese de Mato Grosso do Sul.

Sérgio Souza JúniorSérgio Souza Júnior

Para Vilson Gregório, “é muito importante esta parceria, pois ela vai municiar os sindicatos na hora da negociação, com conhecimentos do mercado de trabalho, das legislações trabalhistas, então o Dieese nos fortalecerá com conhecimento, um sindicato nosso, fortalecido com conhecimento é um sindicato forte, combativo, no momento difícil que temos agora de pandemia, onde as empresas e governos só querem atacar e retirar direito dos trabalhadores, esta parceria será fundamental” disse Vilson.

Andreia Ferreira, economista e representante do Escritório Regional do DIEESE ressaltou, “no dia 22 de dezembro então [serão] 65 anos de DIEESE, de um conhecimento e um olhar para as questões da economia, do mercado de trabalho, para a sociedade, enfim, mas com esse olhar do trabalhador. Eu brinco ao dizer que é a união do melhor dos dois mundos, o mundo do conhecimento da academia com o conhecimento do chão de fábrica que só os trabalhadores têm”.

Assessoria SeebCGAssessoria SeebCG

A economista avalia que esta iniciativa reforça a importância histórica do Dieese, já sobre os frutos desta parceria Andreia afirmou que “os estudos e os trabalhos produzidos, vão dar mais segurança para os dirigentes sindicais nas suas ações de luta e de negociação”, disse. 

“Os dirigentes sindicais com conhecimento fortalecem os seus sindicatos e isso fortalece os trabalhadores em suas reivindicações, então este é um mais um mecanismo que nós da CUT-MS estamos trazendo para nossos sindicatos filiados, com o objetivo de dar subsídios para a construção de nossas lutas, negociações salariais, estão de parabéns o Dieese e nossos sindicatos CUTistas” frisou Vilson.

O Dieese é um patrimônio do movimento sindical, “e uma entidade como a CUT-MS que tem uma história e tem representatividade, ao se associar ao DIEESE no estado, estará fortalecendo essa entidade que foi criada pelo movimento sindical e que é mantida pelo movimento sindical de trabalhadores”, concluiu Andreia.

Para acionar mais este benefício, os dirigentes dos sindicatos CUTistas devem procurar a central pelo fone (67) 3325.9406 / 3325.8378, podem acionar os dirigentes sindicais da CUT-MS ou ainda, podem se dirigir à sede da entidade.