#30M Protestos em defesa da educação mobilizaram milhares de pessoas no MS
Manifestações foram registradas em Aquidauana, Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. A CUT-MS, seus sindicatos e federações participaram das atividades.
Publicado: 30 Maio, 2019 - 20h50 | Última modificação: 30 Maio, 2019 - 21h07
Escrito por: Sérgio Souza Júnior

Manifestações foram registradas em Aquidauana, Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.
Desde a manhã desta quinta-feira (30), estudantes e trabalhadores vem se manifestando contra a política de cortes de gastos do governo federal, que atingiu as universidades públicas do país.
Convocada pelas entidades estudantis, UNE e UBES, as manifestações tiveram o apoio de centrais sindicais e movimentos sociais, tendo mais de 150 cidades movimentadas pela pauta do #30M como foram chamados os protestos desta quinta-feira.
Em Aquidauana, estudantes e lideranças indígenas fecharam pela manhã, a BR 262 entre os municípios de Aquidauana e Campo Grande.
Na capital sul-mato-grossense, a concentração do ato teve início na Praça Ary Coelho, de onde os manifestantes saíram em protesto pela Afonso Pena, principal avenida da cidade, por volta das 17h30min.
Conforme a organização do ato, estiveram presentes na caminhada aproximadamente 2 mil pessoas.
A estudante de Ciências Sociais, Camila Bazachi afirmou que “o ato foi positivo, englobou a comunidade acadêmica, estudantes na construção das atividades de mobilização, o Comitê Eu Defendo a UFMS vai continuar”, disse.
Estudantes da UFMS, do IFMS da UEMS e secundaristas participaram do ato, demonstrando uma importante ligação estudantil, tendo apoio dos sindicatos Sista-UFMS (Técnicos Administrativos) e AdUFMS (Professores Universitários.
O Presidente da CUT-MS Genilson Duarte participou das manifestações, juntamente com Sueli Veiga, dirigente nacional da CUT, Jaime Teixeira Presidente da FETEMS.
Genilson Duarte, ressaltou o papel dos jovens nas manifestações, “os estudantes deram mais uma demonstração de como estão mobilizados, lutando por uma educação pública e de qualidade. Valeu a luta valeu a mobilização neste 30 de maio” afirmou.
“Esta manifestação com certeza vai reforçar a greve geral de 14 de junho, que será muito forte, com a participação dos trabalhadores e os estudantes, vamos demonstrar que não queremos esta reforma da previdência, vamos pautar a necessidade de mais empregos e lutar contra os cortes na educação, feito por este governo fascista”, disse o líder sindical.
Diversos sindicalistas da CUT manifestaram seu apoio ao #30 protagonizado pelos estudantes, bancários, servidores públicos federais, professores universitários e da educação básica, construção civil, militantes do MST entre outras organizações estiveram presentes .
Em Dourados, logo cedo pela manhã, foi fechada a Avenida Guaicurus que dá acesso à cidade universitária, o bloqueio foi encerrado por volta das 11h da manhã.
Já no período da tarde, aconteceu o Mutirão pela Educação, com a atividade “Aula na Rua” que foi marcada para a Praça Paraguaia.
Em Ponta Porã, estudantes do IFMS realizaram uma Aula Pública que contou também com apresentações culturais e panfletagem na Praça Lício Borralho, no centro da cidade.
Greve
Servidores Administrativos estão em greve desde o dia 20 de maio, a categoria está reivindicando ao Governo Reinaldo Azambuja (PSDB) a Incorporação do Abono; Reajuste Salarial; Chamada do Concurso; Manutenção das 6 horas e Valorização.
Os administrativos da educação têm salário de R$ 854 reais, a pior remuneração dos servidores públicos do Estado.
Palavras de ordem
“Não é mole não. Tem dinheiro pra banqueiro, mas não tem pra educação”.
“Doutor eu não me engano, o Bolsonaro é Miliciano”
“Poder para o povo, e o poder do povo, vai construir ou mundo novo”.

