• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

10ª Plenária da CUT-MS fortalece a central rumo aos desafios do próximo período

O evento reorganiza internamente a central, renovando cargos de sua direção em fortalecimento das lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora. O encontro rendeu homenagens a Cabo Almi e Anderci Silva

Publicado: 13 Setembro, 2021 - 19h05 | Última modificação: 13 Setembro, 2021 - 21h57

Escrito por: Sérgio Souza Júnior

Sérgio Souza Júnior
notice
Foto oficial

Aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro, a 10ª Plenária Estadual da CUT-MS, o evento foi realizado em formato presencial, em Campo Grande nas dependências do Eco Park, em local que dispunha de salão para a realização da Plenária, alojamentos e refeitório.

Conforme Vilson Gregório, Presidente da CUT-MS, a plenária discutiu a conjuntura e as pautas dos trabalhadores, “nós estamos sendo atacados à todo o momento, temos aí a PEC 32 as privatizações e aqui nós deliberamos os encaminhamentos de todos os enfrentamentos e desafios que a central tem”, afirmou.

“Foi muito importante a presença de todos acompanhando, discutindo, debatendo o que devemos realizar pra frente, para 2022, então a CUT-MS juntamente com a sua diretoria executiva, direção, sindicatos filiados, delegados e delegadas, nos preparando e nos fortalecendo para as lutas de 2022, juntos somos fortes, juntos somos CUT” reforçou Vilson.

DivulgaçãoDivulgação
Vilson Gregório, Presidente CUT-MS.

A abertura do evento contou com a presença dos Deputados Federais Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PDT), do Deputado Estadual Amarildo Cruz (PT), Fátima Silva Secretária Geral da CNTE, Sueli Veiga Melo, Direção Nacional da CUT, Emílio Rodas ex-Viceministro de Régimen Interior da Bolívia, Emilio Andrés Coluna Sur Santa Cruz, Wladimir Ferreira, Presidente do PT-MS, Dinho Lopes, Coordenador do MST, Giselle Marques, advogada do Movimento "Pela OAB Que Queremos’’. A delegação internacional chegou acompanhada de Webergton Sudário, Presidente do PT de Corumbá-MS. 

As Plenárias das CUT´s estaduais foram realizadas em todo o país, nos últimos 30 dias, seu objetivo é atualizar a estratégia política e organizativa da CUT, neste momento ímpar da história brasileira, debatendo a conjuntura e as necessidades de atuação política da central, frente aos impactos das políticas genocidas de Jair Bolsonaro.

Sérgio Souza JúniorSérgio Souza Júnior
Foto realizada ao final do evento.

A Plenária é uma instância estatutária da central, que ocorre na metade do mandato das gestões eleitas, ela tem o poder inclusive de mudanças na composição das secretarias, fato que ocorreu nesta edição.

Neste novo arranjo de secretarias, Alexandre Júnior Costa foi designado para a função de Secretário de Finanças, função que ele ocupava de forma pró-tempore.

Paulo Cesar Lima foi conduzido ao cargo de Vice-Presidente, ele assume esta posição no lugar que antes era ocupado por Alexandre Júnior Costa. 

O slogan escolhido pela CUT-MS foi “Unidos e organizados somos mais fortes” e os temas foram “Em Defesa da Vida, Emprego e Democracia”. 

Coodenação da 10ª PLENÁRIA ESTADUAL DA CUT-MS

Vilson Gregório, Presidente da CUT-MS, Dilma Gomes, Secretária Geral, Alexandre Júnior Costa, Secretário de Administração e Finanças, Cléo Bortolli Salviano, Secretária da Mulher Trabalhadora e Coordenadora Adjunta.

Sérgio Souza JúniorSérgio Souza Júnior
Coordenação 10ª Plenária CUT-MS.
Da esquerda para a direita, Alexandre Júnior Costa, Vilson Gregório,
Dilma Gomes e Cléo Bortolli

 

Homenagens

A 10ª Plenária Estadual da CUT-MS homenageou duas pessoas que muito contribuíram com as lutas da central.

Cabo Almi

O falecimento do companheiro Deputado Estadual Cabo Almi, foi uma perda irreparável para sua família e amigos, para o povo sul-mato-grossense, para a militância daquelas pessoas que junto com ele, sonhavam com um mundo mais humano, justo e igualitário.

Almi sempre foi um grande aliado da central, um grande companheiro de lutas, nas manifestações, nas audiências públicas, nos debates, nas reuniões, nas plenárias, sempre atuando em defesa da classe trabalhadora. 

A Direção da CUT-MS rende suas homenagens à sua família, ao mesmo tempo que manifesta seu profundo respeito pela história deste grande dirigente político de Mato Grosso do Sul. 

Anderci Silva

A CUT-MS presta sua homenagem à companheira Anderci Silva, professora e dirigente sindical que sempre contribuiu nas lutas desta central e da educação.

Anderci era professora das redes Municipal e Estadual de Ensino em Dourados, foi dirigente da CUT-MS por dois mandatos consecutivos (2012/2015 e 2015/2019).

Aos seus familiares, nós agradecemos por tanto tempo de dedicação às lutas sindicais nossa companheira Anderci nos ofertou e deixamos aqui nossos melhores sentimentos de estima e consideração.

Abaixo, mais imagens do final do evento.

Sérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza JúniorSérgio Souza Júnior