Usuários cobram melhoria no atendimento à saúde do trabalhador em Dourados

A precariedade no atendimento e falta de infra-estrutura no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CERST) de Dourados está sendo denunciada pelo presidente da CIST

Publicado: 21 Junho, 2011 - 08h52

Escrito por: Cedampo

A precariedade no atendimento e falta de infra-estrutura no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CERST) de Dourados está sendo denunciada pelo presidente da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), vinculado ao Conselho Municipal de Saúde. Segundo Ronaldo Ferreira a denúncia foi levada ao Conselho que constatou in loco a precariedade do centro. “Recentemente tivemos a troca de mais um coordenador do CEREST, ou seja, é o quarto em menos de dois anos. Outro agravante é que até o momento não foi apresentado o Plano de Ação para 2011 e muito menos a prestação de contas de 2010”.

Ronaldo afirma que após a denúncia, segundo informações de funcionários do CEREST, foi contratado um médico para dar plantão no período da manhã e querem contratar mais outro para o período da tarde. “Mas falta Enfermeiro, Assistente Social, ou seja o mínimo básico exigido pela  portaria.” A denúncia foi levada ao Ministério Público.

Os usuários estão representados na Comissão de Saúde do Trabalhador de Dourados pela UDAM (União Douradense de Associação de Moradores) e diversos sindicatos, entre eles o sindicato dos comerciários, sindicato dos servidores da UFGD, sindicato dos trabalhadores na educação, sindicato dos bancários e outras entidades sindicais.