Escrito por: Renata Santos Portela
Encontro na modalidade presencial e on line contou com a presença de diretores
Nesta segunda-feira (14) foi realizada a reunião da direção da CUT-MS na modalidade híbrida, ou seja, presencial e on line organizada na sede da instituição. Marcaram presença o presidente, Vilson Gimenes Gregório, a Secretária-Geral Dilma Gomes, o Secretário de Administração e Finanças, Paulo Cesar Lima, a Secretária de Cultura Angela Maura Lemos, a Secretária de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais, Maria Helena Silva Faria e a diretora estadual, Eliane Cristina de oliveira na modalidade presencial.
No encontro, foram debatidos alguns temas, entre eles as eleições municipais de 2024. A Secretária-Geral e o diretor estadual Walter Vieira dos Santos falaram dos desafios e elogiaram as pessoas que colocaram seus nomes para a disputa. Dilma citou que o companheiro Gilson Alves Garcia, da diretoria da CUT-MS foi eleito. “Precisamos refletir como nós, do movimento sindical faremos o diálogo com a comunidade”, frisou.
O Secretário de Comunicação Carlos Adriano Rolon falou sobre o crescimento do Partido dos Trabalhadores (PT) e o secretário de formação Sindical Onivan Correa apresentou dados que mostraram o número de vereadores por partidos. O calendário de luta sindical também foi apresentado com datas importantes para os meses de outubro a dezembro.
O presidente comentou que ficou definido para o dia 26 de outubro a data para o “CUT-MS no bairro”, um evento que conta com ações sociais, diversão, doação de alimentos para moradores de um bairro escolhido. Gimenes falou também de um evento Superintendência Estadual do Trabalho previsto para o dia 13 de novembro 8h.
Na ocasião também foi falado sobre a possibilidade de ampliação da sede da CUT-MS. O presidente comentou que a receita que ainda não é suficiente e que seria importante a ajuda de cada instituição. Walter sugeriu a elaboração de um projeto com orçamento.
A Cúpula de Líderes do G20 agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro também foi uma das pautas da reunião. O evento que conta com com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia é o momento em que chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais.
Na ocasião, foi apresentado o Coletivo Rural da CUT-MS representado pelo companheiro Jose Castilho que falou sobre os desafios da reforma agrária, projetos habitacionais e o companheiro José Reginaldo Lourenço também marcou presença representando o Coletivo Indígena da CUT-MS.