Escrito por: Renata Santos Portela
Encontro reúne dirigentes de todo o país para fortalecer a formação sindical, trocar experiências e consolidar planos de ação para 2025
O Secretário de Formação Sindical da CUT-MS e da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), está participando da Oficina Nacional de Planejamento do Projeto Formação de Formadores e Formadoras: “Educação, Organização e Ação para as novas estruturas de trabalho no Brasil”. O encontro tem como objetivo central fazer um balanço dos Planos Regionais e Nacional de Formação, além de construir estratégias para fortalecer a atuação sindical diante das transformações no mundo do trabalho.
A oficina também busca socializar experiências das Secretarias Estaduais de Formação, dos Ramos e das Escolas Sindicais, aprofundar o debate sobre os desafios do trabalho de base na disputa de hegemonia e consolidar os planos de ação nacional e regionais para 2025. O evento teve início na quarta-feira (12) e segue até esta sexta-feira (14), em Florianópolis (SC).
No primeiro dia, as atividades começaram no período da tarde, com a apresentação do programa e dos objetivos da oficina. Em seguida, os participantes acompanharam uma análise de conjuntura política e sindical conduzida por Renato Rovai, da Revista Fórum. Ainda na programação, foi realizada uma exposição sobre as experiências de formação sindical e novas tendências para fortalecimento organizativo, com mediação da ACTRAV.
Nesta quinta-feira (13), os participantes trocaram experiências em uma Feira de Trabalho de Base. Em seguida, houve um debate sobre “Disputa de Hegemonia e Trabalho de Base”, com a participação de Cláudio Nascimento. No período da tarde, foram realizadas atividades em grupo para a organização dos Planos de Ação Regionais e dos Ramos.
Representando também a Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT – ECO/CUT Apolônio de Carvalho, o Secretário de Formação Sindical destacou a importância do evento para a construção coletiva e fortalecimento das lutas da classe trabalhadora.
“Este é um espaço fundamental para conhecermos as experiências de formação que a CUT desenvolve em diferentes territórios e ramos de trabalhadores e trabalhadoras. A oficina permite não apenas identificar nossos desafios, mas também repensar e fortalecer nossa prática sindical para avançarmos na organização da classe trabalhadora”, afirmou.
A oficina conta ainda com a participação da Secretária Adjunta de Formação da CUT Brasil e da Secretária de Assuntos Educacionais da FETEMS, Sueli Veiga Melo. Para esta sexta-feira (14), as atividades estão previstas para ocorrer apenas no período da manhã, com a apresentação dos Planos Regionais e dos Ramos, seguida de um momento de sistematização, avaliação do encontro e troca de compromissos entre os participantes.