Escrito por: Sérgio Souza Júnior com informações FETIEMS E FETIESC

FETIEMS sedia reunião de apresentação dos Módulos de Formação Sindical

Dilma Gomes representou a CUT-MS no evento que faz parte do Fórum Sindical Sul, uma iniciativa que visa desenvolver um sistema de formação e multiplicação de dirigentes sindicais

Daiane Viana, Fetiems
Mesa de abertura do evento

FETIEMS sedia reunião de apresentação dos Módulos de Formação Sindical do Fórum Sindical Sul.

O evento aconteceu na cidade de Campo Grande, na manhã de segunda-feira (16), na sede da FETIEMS (Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso do Sul), filiada à CUT.

Esta apresentação será realizada em todos os estados que compõem o Fórum Sindical Sul como Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para expor detalhes de como será realizado o curso na modalidade de Educação à Distância (EaD) para que os trabalhadores e sindicalistas possam assistir aos vídeos, ler os materiais, responder às questões e realizar as provas para somente depois desta etapa estarem aptos à inscrição no Fórum Sindical.

O principal foco do debate foi o de criar critérios de participação e perfil dos participantes, bem como, o projeto de educação sindical para os dirigentes dos quatro estados MS, SC, PR e RS.

O Assessor de Formação da Fetiesc Prof. Sabino Bussanello fez uma apresentação ao grupo sobre os “Módulos de Formação Sindical” onde será elaborado um curso na modalidade de Educação à Distância (EaD) para que os trabalhadores e sindicalistas possam assistir aos vídeos, responder às questões e realizar as provas para somente depois desta etapa estarem aptos à inscrição no Fórum Sindical.

Conforme Cleoni Bortolli, Presidente da FETIEMS, “Esta iniciativa é para quem tem interesse no movimento sindical, devido a conjuntura que passamos com este governo Bolsonaro, diariamente estamos sendo confrontados com direitos suprimidos dos trabalhadores. Então nada melhor do que poder fazer um curso, de um novo método de sindicalismo, pois em todos os confrontos e embates que virão, nós teremos que ter a qualificação necessária para fazer os enfrentamentos em defesa dos direitos dos trabalhadores”.

“Precisamos voltar às salas de aula, para lidar com esta nova realidade, qualificar os dirigentes atuais e os novos, sobre a história de lutas e conquistas dos sindicalistas neste novo período que vivemos”, reforçou Cleoni Bortolli.

Para Dilma Gomes, Secretária Geral da CUT-MS, “a formação é uma pauta fundamental para os sindicatos e federações e esta iniciativa é muito importante para o movimento sindical. A presença de representantes de outros estados de diversas áreas, indica a importância que tem a unidade da classe trabalhadora. Basta ver como o mundo do trabalho vem mudando drasticamente, hoje vemos pessoas que trabalham períodos parecidos com aqueles da revolução industrial”, disse Dilma.

A CUT-MS parabeniza a Presidenta da Fetiems na organização deste evento, e todos os sindicatos CUTistas que se fizeram presentes, notadamente a presença das mulheres líderes de sindicatos, foi um destaque, pois percebemos que cada vez mais atuam na luta sindical, para a CUT que defende a paridade, esta é uma importante questão a ser observada.

Daiane Viana, FetiemsApresentação dos módulos pelo Prof. Sabino Bussanello Daiane Viana, FetiemsLideranças sindicais reunidas no evento