Escrito por: Sérgio Souza Júnior
Central faz 30 anos e tem muita agenda de luta pela frente, na matéria Genilson Duarte, Presidente da CUT-MS, comenta esta data importante.
A CUT está fazendo aniversário, nesta oportunidade, colhemos a fala do presidente Estadual da entidade, que comentou sobre este dia importante.
Opinião
Genilson Duarte, Presidente Estadual da CUT-MS nos disse: “hoje, dia 28/08/2013, faz 30 anos que a classe trabalhadora ganhou uma importante entidade em prol de suas lutas. Há exatos 30 anos nascia a CUT (Central Única dos Trabalhadores), nascida de um sonho de poucos (as), mas que viria a se tornar a maior central da América Latina e a quinta maior do mundo.
Se não fosse a CUT, com certeza muitas conquistas da classe trabalhadora se quer teriam sido pautadas, discutidas, quanto mais aprovadas. Foi com a garra de seus dirigentes que sem medo e sem máscara enfrentamos o período ditatorial.
Foi desafiando o poder constituído que os trabalhadores conquistaram muitos direitos e puderam ver o poder que tem, inclusive elegendo um trabalhador para ser o melhor presidente que este país já teve”.
Homenagem
Quero aqui nestas poucas linhas render minha homenagem a todos os presidentes que puderam estar à frente das lutas, mas na sua retaguarda, sempre houve uma direção unida em defesa da classe trabalhadora.
Quero desejar parabéns a todos (as) trabalhadores/as, que tem uma entidade como a CUT, defensora intransigente dos nossos direitos. É preciso estarmos atentos para defender o que já conquistamos e ampliarmos os nossos direitos. Parabéns a classe trabalhadora, parabéns dirigentes nacionais e estaduais da CUT que fazem parte dessa história com muito orgulho”.
A luta continua.
Desde sua fundação, esta central desenvolveu muitas lutas por este país e efetivou muitos direitos à classe trabalhadora.
Suas proposições e denúncias, em grande medida, se transformaram em política de estado e ajudaram a proteger e conferir mais direitos à classe que empresta seu nome a esta central.
Ainda há muito pela frente, mas temos a certeza de que a CUT não faltará às lutas por um Brasil mais justo, humano e igualitário.
Em seu aniversário de 30 anos a Central Única dos Trabalhadores afirma em alto e bom som à sua base cutista.
Vamos às ruas, vamos derrotar o PL das Terceirizações!
Pauta de luta do dia 30 de Agosto:
1 - Fim do fator previdenciário;
2 - Redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salário;
3 - 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde;
4 - Transporte público e de qualidade;
5 - Valorização das aposentadorias;
A Luta Faz a Lei! Somos Fortes, Somos CUT!"