Escrito por: Palmir Cleverson Franco

Empresas e RH´s debatem Assédio Moral na SRTE/MS

A Superintendência Regional do Trabalho / MS promove no dia 25 de agosto de 2011, quinta-feira, a partir das 13:30h, a Palestra “Assédio Moral e suas Implicações à Saúde do Trabalhador”.

A Superintendência Regional do Trabalho / MS promove no dia 25 de agosto de 2011, quinta-feira, a partir das 13:30h, a Palestra “Assédio Moral e suas Implicações à Saúde do Trabalhador”.

     A atividade é um dos tópicos do Projeto“Proposta de ação para assegurar o cumprimento dos Direitos Humanos e acesso a um ambiente de trabalho saudável”, desenvolvido pela Promoção da Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho e Emprego, ondese destaca o debate sobre o Assédio Moral.

     A primeira palestra, realizada dia 11 de agosto, foi direcionada aos representantes sindicais. Este segundo evento é voltado às empresas e responsáveis pelo Setor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, para darem seu depoimento e contribuição ao tema, podendo atuar depois como multiplicadores em suas áreas de representação.

     Será  realizada ainda outra palestra, dia 15 de setembro, direcionada aos gestores públicos.

     As denúncias de assédio moral, uma das muitas práticas abusivas no ambiente de trabalho, ganham cada vez mais corpo, a partir da disseminação de informações sobre o assunto. A prática de situações humilhantes no ambiente de trabalho, de forma repetida, resulta em danos físicos e psicológicos aos trabalhadores, inviabilizando o seu direito a um ambiente de trabalho saudável.

     A Convenção nº 111, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), define discriminação como toda distinção, exclusão ou preferência, que tenha por efeito anular ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento em matéria de emprego ou profissão, abrangendo, nessas situações, os casos de assédios, seja moral ou sexual, no ambiente de trabalho.