Escrito por: Sergio Souza Júnior com Azael Júnior

Chapa União para Reconstrução vence eleições da FETAGRI

Entrevistamos o novo Presidente eleito Valdenir Nobre e Genilson Duarte Presidente da CUT-MS.

A chapa União para a Reconstrução da FETAGRI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul), venceu a eleição da entidade realizada na tarde desta quinta-feira(19) durante o V Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado no auditório da FETEMS(Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), e contou com a participação de 205 delegados, representando 66 sindicatos, dos 76 afiliados a FETAGRI.

Valdinir Lopes de Oliveira ao Centro de camiseta branca.

Valdinir Nobre de Oliveira comentou para nós a eleição.

Site da CUT-MS  – Fale um pouco para nós sobre o Congresso da Fetagri.

Valdinir: “Este foi o Congresso mais importante que eu participei no Movimento Sindical. Realizamos bons debates sobre Política Agrícola, Agrária, Auto-sustentabilidade do Movimento Sindical, a articulação e organização dos setores, as Mulheres, a Juventude, a Terceira Idade”.

Site da CUT-MS – Qual a marca principal da chapa de vocês?

Valdinir: “Nós defendemos o resgate e a reconstrução do Movimento Sindical do campo. Das coisas mais importantes que podemos citar é que haviam três (3) chapas e cada uma pode apresentar o que queria de melhor para a Fetagri. Estamos buscando a reconstrução do nosso movimento sindical no estado e foi isso que defendemos durante o Congresso.”

Site da CUT-MS – Como foi a eleição em sua avaliação?

Valdinir: “O Congresso foi muito disputado, tinha três chapas disputando as eleições. Acredito que o que ganhou foi o reconhecimento, a amizade o companheirismo e as propostas que apresentamos. O processo eleitoral foi democrático, houve muito debate e as chapas puderam defender suas opiniões. Venceram as melhores propostas”.

Fabiana Ferreira e Genilson Duarte

Fabiana Ferreira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bataguassú, foi eleita na Chapa 2 encabeçada pelo Valdenir e afirmou: “Eu participei da Chapa 2 com o Valdenir porque acreditei na proposta de renovação do movimento sindical que a chapa defendeu.  Isso me fez lembrar da nossa eleição, quando acreditamos que poderíamos vencer uma gestão que estava à 28 anos no poder do STR de Bataguassú”.

Genilson Duarte fala na Abertura do 5 Congresso Fetagri

O presidente da CUT-MS, Genilson Duarte, participou ativamente do processo Congressual e ressaltou em sua fala após a eleição congressual que “esta é mais uma vitória nossa. Politicamente os debates foram muito bons. Foi um Congresso representativo, dos 76 sindicatos, 65 deles participaram. Fiquei muito feliz, pois a chapa que eu apoiei venceu as eleições, com boas propostas de renovação. Agora nós vamos contribuir ainda mais com os sindicatos cutistas nas lutas do campo e nos comprometemos nesta nova gestão da CUT-MS, a desenvolver uma política ampliada de articulação e apoio aos STR´s”.

Segundo o assessor da CUT Heber Nardini, que participou ativamente do Congresso, foram inscritos 205 delegados/as, sendo que, no processo eleitoral, 195 votaram. Foram credenciados pelo menos 238 pessoas e a Chapa 2, apoiada por Genilson Duarte, recebeu 85 votos sendo eleita no Congresso.

A chapa vencedora encabeçada por Waldinir Lopes de Oliveira, recebeu 85 votos, a segunda colocada, “FETAGRI para Todos”, que tinha como líder a atual vice-presidente, Sandra Costa Soares, recebeu 69 votos. A chapa, “Justiça, Trabalho e Dignidade”, do atual presidente, Geraldo Teixeira Almeida, ficou com 41 votos.