Escrito por: Sérgio Souza Júnior

Chapa apoiada pela CUT vence eleições do SINDAVES em Sidrolândia

Joel Santos foi reeleito presidente pela Chapa 1, apoiada pela CUT, reafirmando gestão combativa em eleição marcada por apoios e desafios.

divulgação
divulgação

Na última terça-feira (23), os trabalhadores representados pelo SINDAVES (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação Similares e Derivados de Sidrolândia), participaram de uma eleição que culminou na vitória da Chapa 1, apoiada pela CUT-MS, que obteve expressivos 708 votos, representando 65,99% do total.

A eleição, que ocorreu ao longo de 16 horas (das 8h às 00h) e teve como principal disputa a Chapa 1, liderada por Joel Santos da Cruz, que buscava a continuidade da gestão combativa do SINDAVES. A oposição, encabeçada por Sérgio Bolzan, contou com o apoio de sindicatos de outros estados, incluindo representantes de Santa Catarina e São Paulo, que buscavam assumir a atual administração sem o apoio da CUT. 

divulgaçãoMembros da Chapa e presença deVilson Gregório.

“Graças ao esforço coletivo dos sindicatos parceiros, da força dos sindicalistas da Chapa 1 e principalmente da maioria dos trabalhadores base, foi possível garantir a continuidade da gestão combativa do companheiro Joel Santos e da sua chapa à frente do SINDAVES”, disse Vilson Gregório, Presidente da CUT-MS.

Vilson frisou a importância deste apoio, “quero agradecer, de forma especial, aos sindicatos CUTistas, federações e confederação pelo apoio fundamental para esta eleição” disse.

DivulgaçãoJosimar Cecchin, Presidente da CONTAC-CUT
acompanhou a eleição. Foto em frente da sede do SINDAVES


Listamos as organizações sindicais e apoiadores que contribuíram neste pleito eleitoral: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande MS - STICCG, Sindicato dos Bancários de Campo Grande MS e Região - SEEB/CG, Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul - SINTECT/MS, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em MS - SINTSEP/MS, Federação Sindical das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Mato Grosso do Sul - FETAM-MS/CUT, Deputada Estadual, Gleice Jane (PT), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Azeite e Óleo, Armazenamento de grãos do Estado do MS - STIOOA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Dourados MS - STIA-DO, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Nova Andradina MS - STIANA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins de Três Lagoas e Brasilandia MS - STIA/TL, Sindicato dos Trabalhadores nos Frigoríficos e nas Indústrias da Alimentação de Paranaiba MS - STIA-PA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Naviraí MS - STIA-NA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgica, Mecânica e Materiais Elétricos do MS - STIMMMEMS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do MS -  FETIEMS, Federação dos Empregados no Comércio do Estado do MS - FETRACOM/MS, Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação - CONTAC, Federação dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Carga de Coletivos Intermunicipais e Interestaduais de Mato Grosso do Sul - FETETROCI - MS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do MS FTIA/MS, Central Única dos Trabalhadores - CUT-MS, CONTAC-CUT.

DivulgaçãoVilson Gregório, acompanhando o processo da eleição.


A Chapa 1, respaldada pela CUT, também expressou sua gratidão pelos sindicatos que não mediram esforços para contribuir com o processo eleitoral. 

Joel Santos da Cruz, que encabeçou a Chapa 1, expressou sua satisfação com o resultado e destacou o apoio decisivo da categoria, que reconheceu o bom trabalho desempenhado durante sua gestão anterior. "Esta vitória é um reflexo do comprometimento e confiança dos trabalhadores em nosso projeto para o SINDAVES. Agradecemos à CUT-MS, ao presidente Vilson e diretoria, e a todos os sindicatos e federações parceiros pelo suporte fundamental", declarou Joel Santos da Cruz.

Por outro lado, a oposição alcançou 380 votos, representando 34,01% do total de votantes. Além disso, 29 votos foram registrados como brancos e nulos.

divulgaçãoJoel Santos

“Desde quando soubemos que o pleito eleitoral foi cancelado, a gente sabia que os trabalhadores estavam nos apoiando, sentíamos esse apoio, mas como é disputa, achávamos que poderia ser mais apertado o resultado, então ficamos muito felizes com a vitória ser assim, com ampla vantagem” disse Joel.

Conforme Joel, “a principal tarefa do sindicato agora são as negociações que estão abertas, JBS e Balbinos, eu já liguei para o jurídico dessas empresas do Balbino e da JBS pra gente agilizar essa definição da negociação salarial, uma vez que a eleição já foi realizada” afirmou. A atual gestão vai até o dia 20 de março deste ano e a nova gestão assume já na sequência, no dia 21 de Março.

O dirigente pontuou outros temas importantes a serem trabalhados pela nova gestão, como a luta pela melhoria das cestas básicas, a questão do intenso ritmo de trabalho (nocivo à saúde dos trabalhadores). Joel relata que após a luta do sindicato, a empresa JBS assinou um TAC (termo de ajuste de conduta) para fazer as melhorias necessárias já no mês de junho, por exemplo nas salas de corte.

A aplicação efetiva das pausas de trabalho, referentes à NR 36, fundamentais para a preservação da saúde dos trabalhadores é outra iniciativa importante que o SINDAVES tem para o próximo período.

E a luta não para, os sindicalistas reforçam a necessidade de resolver a questão das áreas insalubres no frigorífico Balbinos, a melhoria no transporte fretado dos ônibus, tanto para o pessoal da Aldeia Quebra Coco e também da cidade, a má qualidade dos uniformes das empresas, e condições de trabalho na apanha de frangos, sob responsabilidade da empresa Domingues. 

Joel reforça que o SINDAVES vai continuar a sua linha de atuação sindical, levando buscando denúncias ao MPT sempre que for constatado o trabalho degradante e a infração aos direitos trabalhistas da categoria, “como a situação do vazamento da amônia, ocorrido na JBS na manhã do dia 29 de dezembro do ano passado, inclusive recentemente, representantes do MPT estiveram aqui cobrando a empresa sobre as ações tomadas frente ao caso”.

A apuração dos votos foi concluída nas primeiras horas desta quarta-feira (24), confirmando a vitória da Chapa 1, garantindo a continuidade da gestão combativa no SINDAVES.

A expectativa agora é de que a nova administração prossiga com as conquistas alcançadas e continue fazendo a luta, representando os interesses dos trabalhadores nas indústrias de carnes e alimentação em Sidrolândia. Confira abaixo os nomes dos membros da Chapa 1 e imagens da eleição na sequência.

divulgação




 

divulgaçãodivulgaçãodivulgaçãodivulgaçãodivulgaçãodivulgação

DivulgaçãoFoto de arquivo.