Escrito por: Sérgio Souza Júnior
Joel Santos foi reeleito presidente pela Chapa 1, apoiada pela CUT, reafirmando gestão combativa em eleição marcada por apoios e desafios.
Na última terça-feira (23), os trabalhadores representados pelo SINDAVES (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação Similares e Derivados de Sidrolândia), participaram de uma eleição que culminou na vitória da Chapa 1, apoiada pela CUT-MS, que obteve expressivos 708 votos, representando 65,99% do total.
A eleição, que ocorreu ao longo de 16 horas (das 8h às 00h) e teve como principal disputa a Chapa 1, liderada por Joel Santos da Cruz, que buscava a continuidade da gestão combativa do SINDAVES. A oposição, encabeçada por Sérgio Bolzan, contou com o apoio de sindicatos de outros estados, incluindo representantes de Santa Catarina e São Paulo, que buscavam assumir a atual administração sem o apoio da CUT.
“Graças ao esforço coletivo dos sindicatos parceiros, da força dos sindicalistas da Chapa 1 e principalmente da maioria dos trabalhadores base, foi possível garantir a continuidade da gestão combativa do companheiro Joel Santos e da sua chapa à frente do SINDAVES”, disse Vilson Gregório, Presidente da CUT-MS.
Vilson frisou a importância deste apoio, “quero agradecer, de forma especial, aos sindicatos CUTistas, federações e confederação pelo apoio fundamental para esta eleição” disse.
Listamos as organizações sindicais e apoiadores que contribuíram neste pleito eleitoral: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande MS - STICCG, Sindicato dos Bancários de Campo Grande MS e Região - SEEB/CG, Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul - SINTECT/MS, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em MS - SINTSEP/MS, Federação Sindical das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Mato Grosso do Sul - FETAM-MS/CUT, Deputada Estadual, Gleice Jane (PT), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Azeite e Óleo, Armazenamento de grãos do Estado do MS - STIOOA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Dourados MS - STIA-DO, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Nova Andradina MS - STIANA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins de Três Lagoas e Brasilandia MS - STIA/TL, Sindicato dos Trabalhadores nos Frigoríficos e nas Indústrias da Alimentação de Paranaiba MS - STIA-PA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Naviraí MS - STIA-NA, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgica, Mecânica e Materiais Elétricos do MS - STIMMMEMS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do MS - FETIEMS, Federação dos Empregados no Comércio do Estado do MS - FETRACOM/MS, Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação - CONTAC, Federação dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Carga de Coletivos Intermunicipais e Interestaduais de Mato Grosso do Sul - FETETROCI - MS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do MS FTIA/MS, Central Única dos Trabalhadores - CUT-MS, CONTAC-CUT.
A Chapa 1, respaldada pela CUT, também expressou sua gratidão pelos sindicatos que não mediram esforços para contribuir com o processo eleitoral.
Joel Santos da Cruz, que encabeçou a Chapa 1, expressou sua satisfação com o resultado e destacou o apoio decisivo da categoria, que reconheceu o bom trabalho desempenhado durante sua gestão anterior. "Esta vitória é um reflexo do comprometimento e confiança dos trabalhadores em nosso projeto para o SINDAVES. Agradecemos à CUT-MS, ao presidente Vilson e diretoria, e a todos os sindicatos e federações parceiros pelo suporte fundamental", declarou Joel Santos da Cruz.
Por outro lado, a oposição alcançou 380 votos, representando 34,01% do total de votantes. Além disso, 29 votos foram registrados como brancos e nulos.
divulgação“Desde quando soubemos que o pleito eleitoral foi cancelado, a gente sabia que os trabalhadores estavam nos apoiando, sentíamos esse apoio, mas como é disputa, achávamos que poderia ser mais apertado o resultado, então ficamos muito felizes com a vitória ser assim, com ampla vantagem” disse Joel.
Conforme Joel, “a principal tarefa do sindicato agora são as negociações que estão abertas, JBS e Balbinos, eu já liguei para o jurídico dessas empresas do Balbino e da JBS pra gente agilizar essa definição da negociação salarial, uma vez que a eleição já foi realizada” afirmou. A atual gestão vai até o dia 20 de março deste ano e a nova gestão assume já na sequência, no dia 21 de Março.
O dirigente pontuou outros temas importantes a serem trabalhados pela nova gestão, como a luta pela melhoria das cestas básicas, a questão do intenso ritmo de trabalho (nocivo à saúde dos trabalhadores). Joel relata que após a luta do sindicato, a empresa JBS assinou um TAC (termo de ajuste de conduta) para fazer as melhorias necessárias já no mês de junho, por exemplo nas salas de corte.
A aplicação efetiva das pausas de trabalho, referentes à NR 36, fundamentais para a preservação da saúde dos trabalhadores é outra iniciativa importante que o SINDAVES tem para o próximo período.
E a luta não para, os sindicalistas reforçam a necessidade de resolver a questão das áreas insalubres no frigorífico Balbinos, a melhoria no transporte fretado dos ônibus, tanto para o pessoal da Aldeia Quebra Coco e também da cidade, a má qualidade dos uniformes das empresas, e condições de trabalho na apanha de frangos, sob responsabilidade da empresa Domingues.
Joel reforça que o SINDAVES vai continuar a sua linha de atuação sindical, levando buscando denúncias ao MPT sempre que for constatado o trabalho degradante e a infração aos direitos trabalhistas da categoria, “como a situação do vazamento da amônia, ocorrido na JBS na manhã do dia 29 de dezembro do ano passado, inclusive recentemente, representantes do MPT estiveram aqui cobrando a empresa sobre as ações tomadas frente ao caso”.
A apuração dos votos foi concluída nas primeiras horas desta quarta-feira (24), confirmando a vitória da Chapa 1, garantindo a continuidade da gestão combativa no SINDAVES.
A expectativa agora é de que a nova administração prossiga com as conquistas alcançadas e continue fazendo a luta, representando os interesses dos trabalhadores nas indústrias de carnes e alimentação em Sidrolândia. Confira abaixo os nomes dos membros da Chapa 1 e imagens da eleição na sequência.
divulgação